sexta-feira, 11 de abril de 2025

SDU Norte realiza ação social no Residencial Edgar Gayoso neste sábado (12)

 

SDU Norte realiza ação social no Residencial Edgar Gayoso (Fotos: Ascom SDU Norte)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU), realiza neste sábado (12), uma ação social no Residencial Edgar Gayoso, zona norte da capital. O evento, acontecerá das 8h às 12h e tem como objetivo promover cidadania e oferecer informações úteis à população, além de aproximar os serviços da SDU para acesso da comunidade.

“Estaremos no Edgar Gayoso com a nossa equipe, promovendo esse momento especial, além de serviços de cidadania, teremos à disposição um ponto de atendimento da SDU Norte para que a população possa registrar reclamações, denúncias ou solicitações diretamente ao nosso setor responsável”, ressaltou o superintendente, Alan Brandão.

Por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), serão disponibilizadas 100 doses da vacina contra a gripe, além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia para os moradores. A programação, também inclui, atividades de lazer, com momentos de dança promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

O Viveiro Municipal estará distribuindo 100 mudas de plantas, incentivando o cuidado com o meio ambiente. Além disso, um mutirão de limpeza e ornamentação será realizado para promover o bem estar e a qualidade de vida no bairro.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em aproximar os serviços públicos da população, promovendo inclusão e cidadania.

SEMEC inicia primeiro curso de Braille para profissionais da educação

 

SEMEC inicia primeiro curso de Braille para profissionais da educação (Foto: Ascom Semec)

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), deu início ao seu primeiro curso de Braille, voltado para profissionais da educação da rede municipal de Teresina. A formação pioneira tem carga horária de 80 horas e acontece com encontros semanais, reforçando o compromisso da SEMEC com a inclusão e a promoção de uma educação mais acessível para todos.

O objetivo principal do curso é capacitar os cursistas a compreenderem os fundamentos do sistema Braille, desenvolvendo habilidades básicas de leitura e escrita para a comunicação com estudantes com deficiência visual. Além disso, o conteúdo aborda o uso de recursos de tecnologia assistiva, estratégias de ensino e reflexões sobre o papel da escola na construção de uma educação inclusiva.

A formação é ministrada por Rogéria Pereira, profissional com vasta experiência na área e que é, ela mesma, pessoa com deficiência visual. A presença de Rogéria dá ainda mais significado ao curso, pois une conhecimento técnico à vivência prática da inclusão.

Rogéria Pereira, educadora do curso (Foto: Ascom Semec)

Ao oferecer essa formação, a SEMEC reafirma seu compromisso com a equidade no processo educacional, reconhecendo a importância do Braille na vida escolar e social das pessoas com deficiência visual e ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à inclusão em Teresina.

SDU Centro faz vistoria final e garante estrutura pronta para reabertura do Restaurante Popular

 

Restaurante Popular de Teresina (Foto: Semcom/Lucas Dias)

Na manhã desta sexta-feira (12), a equipe da SDU Centro, realizou a última vistoria técnica no Restaurante Popular do Mercado Central, que será oficialmente inaugurado na próxima segunda-feira, dia 14 de abril. A visita foi conduzida pelo superintendente, Eulálio Campelo e pelo engenheiro Enéas, gerente de Obras da Superintendência.

Durante a vistoria, foram avaliadas as intervenções finais realizadas no espaço, incluindo correções estruturais e melhorias de impermeabilização. Segundo o engenheiro Enéas, foram feitos ajustes em pontos de ralos, calhas e na base dos fogões, áreas que apresentavam infiltrações e goteiras. “Trabalhamos para corrigir os pontos que não estavam contemplados no contrato inicial, garantindo as condições necessárias para reabrir o restaurante com segurança e funcionalidade”, explicou.

A SDU Centro atuou diretamente na realização das manutenções, colaborando com a estrutura física para que o equipamento público estivesse pronto para funcionar. “Nosso objetivo é entregar um espaço preparado para receber a população com dignidade”, destacou o superintendente, Eulálio Campelo.

A reabertura do Restaurante Popular representa um reforço importante na política de segurança alimentar do município, especialmente no Centro de Teresina, beneficiando diretamente a população em situação de vulnerabilidade social.

Agenda Teresina 2030 participa de oficina para implementação de estratégia alimentar do Governo Federal

 

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

A Agenda Teresina 2030 participou, a convite da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS), da primeira oficina da estratégia Alimenta Cidades. O objetivo é promover o diálogo e co-criação entre municípios, estados e governo federal para aprofundar e finalizar o diagnóstico alimentar urbano e das políticas, programas e ações de segurança alimentar e nutricional do município.

“Essa iniciativa é fundamental para a segurança alimentar e o desenvolvimento social na nossa cidade. Ao participar desse programa, Teresina pode se destacar na promoção de hábitos alimentares saudáveis e no apoio aos agricultores locais, além de fortalecer a rede de assistência social, garantindo dignidade e oportunidades para as populações mais vulneráveis”, afirma André Rocha, representante da Agenda Teresina 2030 na Caisan.

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

A estratégia Alimenta Cidades está sendo implementada nos municípios, contemplando ações induzidas e apoiadas pelo Governo Federal e iniciativas que considerem o contexto específico dos territórios. Em Teresina, esta foi a primeira oficina e, com apoio da Caisan – Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a estratégia está sendo implementada.

A intenção é contribuir para o planejamento integrado e a coordenação intersetorial de ações relacionadas à alimentação urbana, além de fortalecer a perspectiva de direito à alimentação adequada, reduzindo desigualdades.

Agenda Teresina 2030 participa oficina da estratégia Alimenta Cidades (Foto: Ascom Semplan)

Alimenta Cidades

A iniciativa foi instituída pela Presidência da República por meio do decreto Nº 11.822, de 12 de dezembro de 2023, divulgado na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A proposta foi elaborada em consonância com os compromissos estabelecidos no Planejamento Plurianual do Governo Federal (PPA 2024-2027), no Planejamento Estratégico do MDS e no Plano Brasil Sem Fome. Além disso, dialoga com inúmeras outras iniciativas governamentais, especialmente a Política Nacional de Abastecimento Alimentar; o Programa Cozinha Solidária; o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana; o Plano Clima – Adaptação e Mitigação e as ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão

 SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

A coordenadora de Habitação da SDU Leste, Rogéria Lúcia, também destaca avanços significativos. Ela relata que a equipe encontrou muitos processos paralisados, como solicitações de moradia, declarações de residência, pedidos de limpeza de fossa e, principalmente, demandas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Iniciamos a retomada desses processos, atualizando informações, entrando em contato com os moradores e realizando visitas à áreas de risco”, explicou.

A Coordenação de Urbanismo iniciou os primeiros 100 dias de gestão com foco na reorganização interna e na melhoria do atendimento ao público. Entre as ações realizadas, estão o diagnóstico situacional e a reorganização do layout do setor, com ampliação dos postos de atendimento, a criação de duas linhas de atendimento, via WhatsApp, com servidores dedicados, além do início da elaboração de uma minuta normativa para o licenciamento de interdições de ruas, corridas e eventos. A equipe também contribuiu tecnicamente para o desenvolvimento do novo Sistema de Licenciamento Construtivo Rápido, voltado para edificações de até 750 m², e realizou reuniões com o Ministério Público com o objetivo de padronizar a análise de acessibilidade em edificações e eventos.

“Nos próximos meses, o foco será a implantação da normativa de eventos, a redução da fila de processos e a melhoria contínua no atendimento ao público, com mais agilidade e transparência”, destacou Igor Nunes, coordenador de Urbanismo da SDU Leste.

Defesa Civil recebe doação de smartphones em ação solidária da Receita Federal

 

A iniciativa integra o Programa Receita Cidadã. (Foto: SEMDEF)

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina (SEMDEF) foi uma das instituições contempladas durante a primeira edição da Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, promovida pela Receita Federal do Brasil. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (11), no Auditório do Edifício do Ministério da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, centro da capital.

A iniciativa integra o Programa Receita Cidadã, que tem como objetivo promover a destinação sustentável e socialmente responsável de mercadorias apreendidas pelo órgão. Nesta edição, foram beneficiadas quatro instituições de ensino, nove órgãos públicos, uma entidade filantrópica e um conselho regional. Entre os itens doados estão smartphones, equipamentos de informática, vestuário, oxímetros e dispositivos de TV box.

Foto: SEMDEF

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel José Nunes Filho, destacou a relevância da ação para o fortalecimento das atividades da pasta. Segundo ele, os smartphones recebidos serão utilizados para melhorar a comunicação das equipes, especialmente durante ocorrências de risco, monitoramento de áreas vulneráveis e ações emergenciais e também para o atendimento à população.

“Essa iniciativa da Receita Federal representa um grande reforço para o trabalho da Defesa Civil em Teresina. Com os equipamentos recebidos, poderemos aprimorar nossa capacidade operacional e intensificar nossas ações de prevenção e resposta a desastres, garantindo mais segurança para a população. Agradecemos à Receita Federal por essa parceria tão significativa”, afirmou o secretário.

Além da Defesa Civil, outros três órgãos municipais também foram beneficiados: Secretaria de Governo (SEMGOV), Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP) e Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Prefeito Silvio Mendes faz um balanço dos 100 primeiros dias de gestão

 maior de todas e está em processo de licitação. Está sendo feita uma nova licitação para a ponte da Universidade, que vai sair no Buenos Aires. Todas essas obras citadas têm recurso, só aguardar a burocracia para começarmos a fazer. Além disso, temos a galeria da zona leste, pelas intermediações da Homero Castelo Branco, e faremos todo o esforço para passar para a Kennedy. Se isso for feito, 80% do problema estará resolvido – mas essa não tem dinheiro’’, disse Silvio. 

 

Ao falar de todas essas iniciativas, o prefeito pontuou a questão financeira, recordando sempre a situação difícil do erário municipal. Nesse sentido, o gestor anunciou o encaminhamento da Procuradoria Geral do Município ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) cerca de 3300 processos de irregularidades da última administração. 

 

 

Copa Cajuína de Capoeira reúne atletas do Norte e Nordeste em Teresina

  O evento, um dos maiores Norte e Nordeste, conta com apoio da Secepi. Teresina está sediando, nesta semana, a XVIII Copa Cajuína de Capoei...